26 de set. de 2010

percepção e distoção - queridas amigas

Frequentemente entro num estado de percepção alheia em que me parecem todos estarem atuando numa cena ao meu redor.
Os objetos parecem colocados de propósito em seus lugares: os quadros pendurados nas paredes, estratégias de atenção visual. Uma conversa atrás de mim, uma frase emitida pela pessoa mais próxima se fixa no ar e parece assim meu ouvido tocá-la para dentro. Imagino o restante da frase e também a história inteira que sucedeu antes dela invadindo a vida do outro só pra mim, sem interesse real. Só pra tocar a campainha e sair correndo.
As expressões dos rostos marcam-se por linhas graves e distorcidas, cada sinal pessoal as transforma em personagens, caricaturas de bichos ou pessoas com traços deformados. Cada música explode ou acaricia o cérebro com suas notas no meu estado do dia. Chamam isso de stress, sensibilidade, as vezes...Eu não sei.
Sexta passada estive em um bar onde a banda que tocava tinha um saxofonista que me chamou a atenção. Pessoas empunhando instrumentos são sempre interessantes. Aparentam estar segurando um ser querido com respeito e carinho. Este homem devia pesar uns 47 quilos e o instrumento parecia desproporcional ao seu corpo. Ele se curvava para conseguir sustentá-lo e soprava os acordes de improviso, fazendo pausas para recobrar fôlego.
O fato mais cômico foi o de o homem fechar os olhos e olhar para cima como se estivesse em oração antes de soprar no bocal do sax.
Sem conseguir parar de rir, comecei a generalizar e rotular automaticamente cada um que estava no mesmo ambiente e anotar tudo no meu bloquinho: à equerda - casal que se conheceu em redes sociais, à direita - homem misantropo e muito mala, em frente - único homem com mullets e bigode sobre a face da terra...foi divertido e invariavelmente arrogante e sarcástico. Injusto e nada poético.
Difícil ser um ser puro e me livrar da ironia.
Já me disseram que ser irônico é uma forma de auto-defesa. Faz sentido me esforçar pra ser verdadeira, não faz?
Estou com dificuldades nisso...

Nenhum comentário: